Pesquisar

domingo, 11 de agosto de 2013

Dilma e Lula superariam todos os rivais no 2º turno

Pela primeira vez, o Datafolha pesquisou embates de segundo turno para a corrida presidencial de 2014. Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do PT, vencem qualquer rival. 
Foram realizadas dez simulações de segundo turno, sendo cinco com Dilma e cinco com Lula. A atual presidenta pontua de 46% a 55%, dependendo de quem é o adversário. O ex-presidente vai de 61% a 70% e vence todos com muito mais folga do que Dilma. 
O nome que mais ameaça a hegemonia do PT hoje em um eventual segundo turno é o da ex-senadora Marina Silva, que tenta fundar seu partido, a Rede Sustentabilidade. Ela teria 41% contra 46% de Dilma. Mas a vitória ainda seria da petista, com uma vantagem de cinco pontos. 
O candidato contra quem Dilma venceria com maior facilidade seria Eduardo Campos, do PSB. Ela teria 55% contra apenas 23% do governador de Pernambuco. Lula também se daria melhor contra Campos, pontuando 70% contra 14% do pernambucano. O resultado menos elástico a favor do petista se dá contra Marina Silva, mas ainda assim a vantagem é robusta. Ela teria 28% e Lula 61%. 
Quando se comparam os dois tucanos testados na pesquisa, Serra e Aécio têm resultados quase idênticos em simulações de segundo turno. No cenário em que Serra disputa contra Lula, o candidato do PSDB tem 22% contra 66% do petista. Aécio teria 20% e Lula 67%. Contra Dilma o percentual de Serra seria 31% (a petista teria 52%). Aécio marcaria 29% e Dilma 53%. 
A pesquisa, realizada pelo Datafolha entre os dias 7 e 9 de agosto, ouviu 2.615 pessoas em 160 municípios. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.
Por Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia