Pesquisar

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Caingangues agradecem Richa pelas escolas indígenas no PR

Um grupo de Caingangues de Apucaraninha, aldeia próxima de Londrina e do rio Tibagi, visitou hoje o governador Beto Richa e agradeceu pelas ações nas áreas de educação e habitação em favor das comunidades indígenas do Paraná. “A educação está bem avançada na aldeia. O governo está trabalhando sério, a gente tem uma escola”, disse Ivan Bribis Rodrigues, que representou a aldeia no encontro.

Com cerca de 1,7 índios, dos quais 70% crianças e adolescentes, a aldeia ganhou a Escola Estadual Benedito Rokág, de ensino fundamental e médio. Richa lembrou que a escola está entre as 11 entregues nos últimos dois anos e meio. Outras duas devem ser entregues até o final deste ano – em Inácio Martins e na ilha da Cotinga, no Litoral. Mais de 4,5 mil índios estão estudando nas escolas.

Atualmente há 36 aldeias no Paraná, com 18 mil índios. Além de escolas, as comunidades são atendidas pelo governo estadual com sistemas de energia e programas de saúde, como vacinação e atenção a gestantes, além de assistência técnica para o plantio agrícola e novas moradias. Até o fim do ano que vem 408 famílias indígenas, em 19 municípios, receberão novas casas pelo programa estadual de habitação rural, feito pela Cohapar em parceria com o governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia