Pesquisar

sábado, 2 de novembro de 2013

Eleitores de duas cidades do PR voltam às urnas amanhã


Dois municípios paranaenses elegem novos prefeitos e vice-prefeitos amanhã. Santa Inês, no Noroeste, e Inácio Martins, no Centro-Sul, realizam eleições suplementares porque os candidatos vitoriosos no pleito de 2012 tiveram seus registros indeferidos pela Justiça Eleitoral. A votação em urna eletrônica começa às 8 horas e se encerra às 17 horas (horário de Brasília). Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, como se trata de duas cidades pequenas, a expectativa é que em pouco mais de uma hora o resultado já seja oficializado. 

Em Santa Inês, José Pedro Rodrigues da Silva (PTB) foi impugnado por rejeição das contas públicas e prática de abuso de poder econômico e político. Com isso, os 24.117 eleitores terão de votar nas chapas formadas por Marcel Andre Regovichi (PSD) e Victor Hugo Saraiva Carvalho Silva (PMDB); ou Adenilson Pacheco (PR) e Alvir Camargo Ferreira (PV). 

Já em Inácio Martins, os candidatos que obtiveram maior número de votos em 2012, Lauri Setrinski (PSDB) e Douglas Ricardo Pasqualin (DEM), não prestaram regularmente as contas eleitorais, impedindo a fiscalização dos recursos financeiros utilizados na campanha. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a prática se caracteriza como abuso de poder econômico. 

No município, 8.075 cidadãos estão aptos a votar. Eles escolherão entre Marino Kutianski (PSDB) e Nelso de Andrade Junior (PPS), candidatos respectivamente a prefeito e vice-prefeito; Alvaro Silvino Pasqualin (DEM) e Jerson Toledo (DEM); e Valdir Cabral da Silva (PDT) e Cezar Mauricio Cavassin (PDT). 

Ainda conforme o TSE, a mesma situação acontece em outras quatro cidades brasileiras: Maximiliano de Almeida (RS), Dom Feliciano (RS), Água Preta (PE) e Palestina do Pará (PA). O prazo final para a diplomação dos vencedores é o dia 11 de dezembro. No entanto, o TRE estima que, no Paraná, os novos prefeitos e vice-prefeitos assumam entre cinco e dez dias após a homologação dos resultados. 

Ao todo, 59 cidades de 19 Estados já realizaram novas eleições para prefeito e vice-prefeito desde o início do ano. A maior parte está localizada em São Paulo, onde ocorreram 11 pleitos. As regras da Justiça Eleitoral são as mesmas que as aplicadas nas eleições regulares.

FolhaWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia