Pesquisar

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Agricultor ensina receita com lentilhas para dar sorte no Ano Novo

Uma das muitas crenças de Ano Novo é em relação ao que comer na véspera da virada. Para alguns, pratos como a lentilha e a carne de porco trazem boa sorte no ano que está prestes a chegar. Para o agricultor Zinildo Fiss, do município de Cruzeiro do Oeste, no sudoeste do Paraná, a crença vai além da superstição. Ele afirma que dá certo.
Segundo ele, entre os anos de 1987 e 1988, a família passava por grandes dificuldades. No mês de dezembro, um amigo o ensinou que as lentilhas traziam sorte quando consumidas na virada de ano. “No ano seguinte, as coisas já começaram a se alinhar, a gente começou a crescer financeiramente”, lembra.
O homem que afirma ter tido dificuldades há 25 anos transformou o antigo sítio em hotel fazenda, que hoje tem uma grande estrutura, com piscinas, tobogãs e 25 chalés. A receita do sucesso, para Fiss, foi a lentilha, que desde então passou a ser consumida pela família nas viradas de ano.
A cozinheira que atualmente trabalha com Fiss no hotel ensina uma receita que leva, além da lentilha, a carne de porco, outro símbolo de sorte na virada de ano. Veja abaixo como preparar.
Ingredientes:
- 1 kg de lentilha
- 5 a 7 espigas de milho verde
- cebolinha e salsinha a gosto
- 1 kg de linguiça picada
- 2 kg de costelinha suína
- 4 tomates grandes picados
- 2 cenouras grandes picadas
- 1 cebola grande picada
- 2 batatas grandes picadas
- sal temperado com ervas finas
- alho a gosto
- meio pimentão verde picado

Modo de fazer:
Deixe a lentilha de molho por meia hora. Depois coloque para cozinhar com água até cobrir os grãos. Em outra panela frite a costelinha temperada com o sal de ervas finas. Assim que estiver dourada, escorra o óleo e coloque na outra panela onde a lentilha está cozinhando. Na sequência acrescente a linguiça picada e ponha mais água. Deixe ferver por alguns minutos. Aos poucos vá colocando a batata, a cenoura, o tomate, a cebola, o pimentão e o alho. Quando os legumes estiverem quase cozidos acrescente o milho verde. Por fim, vai a salsinha e a cebolinha. Deixe formar um caldo grosso. O tempo total de cozimento é de três horas. Está pronto o lentilhaço para trazer sorte no ano novo! Essa receita serve até quinze pessoas.

G1Pr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia