5 min de leitura
25 Jun
25Jun

Redação Bonde

A partir desta quarta-feira (24), os consumidores paranaenses passam a pagar mais caro pela energia elétrica. O reajuste médio de 20% para clientes residenciais foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e já está em vigor para toda a rede da Copel.

A alta varia conforme a categoria de consumo do usuário. Enquanto a baixa tensão terá reajuste de 19,85%, as grandes empresas e indústrias (alta tensão) sofrerão um impacto de 21,87%. A média geral ficou calculada em 20,51%, elevando o custo residencial para cerca de R$ 0,76 por kilowatt (kW).

Segundo a Aneel e a Copel, o principal motivador do aumento é o subsídio federal à geração distribuída (energia solar). O custo desse incentivo é rateado por todos os consumidores do país por meio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), gerando forte impacto no bolso da população paranaense.

A variação ocorre devido à revisão tarifária periódica, um processo rigoroso realizado a cada cinco anos para reavaliar investimentos da concessionária. Da fatura paga pelo consumidor, apenas R$ 2 a cada R$ 10 ficam com a Copel, sendo o restante destinado a encargos e transmissão nacional.